quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

REFLEXÃO: LIÇÕES EM TEMPO DE CRISE



Texto base: Lamentações 1.10-11

10 Estendeu o adversário a sua mão a todas as coisas mais preciosas dela; pois viu entrar no seu santuário as nações acerca das quais mandaste que não entrassem na tua congregação.
11 Todo o seu povo anda suspirando, buscando o pão; deram as suas coisas mais preciosas a troco de mantimento para refrescarem a alma; vê, SENHOR, e contempla, pois me tornei desprezível.

INTRODUÇÃO
            Dias difíceis os que temos vivido. Não se fala em outra coisa, se não na crise de água que estamos enfrentando.  
            Diante desta situação, tomamos consciência do quão importante é cada gota de água que chega às nossas casas; tomamos consciência do quão importante e necessário é a preservação deste recurso natural, que não nos pertence, pois pertence ao Senhor, como o salmista diz:
Ao SENHOR pertence à terra e tudo o que nela se contém. (Salmo 24:1)
            O texto, lamentações 1.10-11, fala daquilo que era precioso para a região de Judá: Jerusalém e o seu templo.
            Ambos haviam sidos tomados, saqueados, destruídos, por isto a lamentação.
Lamentavam, pois perderam o controle da situação; lamentavam, pois aquilo que era necessário para o desenvolvimento saudável daquele povo, já não lhes pertencia mais.
            Um período de crise para a comunidade de Judá. Portanto, com a crise deles, aprendemos preciosas lições para a nossa hoje.
DIVISÕES
1.    Todo crise tem um fator desencadeante
No texto o fator desencadeante são os inimigos, o texto diz:

10 Estendeu o adversário a sua mão a todas as coisas mais preciosas dela; pois viu entrar no seu santuário as nações acerca das quais mandaste que não entrassem na tua congregação.

             A Babilônia destruiu aquilo que Judá tinha de mais precioso, aquilo que trazia sentido para existência daquele povo.
            Entretanto, qual é o fator desencadeante da nossa crise hoje?
Somos nós mesmos, os seres humanos.
Tornamo-nos inimigos de nós mesmos, pois se existe crise de água hoje, é porque não administramos de maneira correta a criação de Deus.
Temos sido maus administradores dos recursos que Deus nos deu, e isto é pecado.  
Destruir a criação de Deus em função de nós mesmos é a prova de que somos egoístas e indiferentes a sua criação.
Portanto, cuidar da criação é parte necessária para o cultivo da fé e da espiritualidade cristã, pois Deus é o criador.

2- Toda crise é pedagógica e requer a intervenção divina

Judá aprendeu em meio à crise que as coisas mais preciosas que eles possuíam não eram tão preciosas assim, o texto diz:

11 Todo o seu povo anda suspirando, buscando o pão; deram as suas coisas mais preciosas a troco de mantimento para refrescarem a alma;

Judá trocava suas coisas preciosas em troco de mantimento, faziam isto para sobreviver. Isso mostra que, o precioso, para eles, não tinha poder para mudar a realidade que viviam.
Com isto, nós hoje, aprendemos que neste momento de crise que estamos vivendo, nenhum dos recursos que temos pode nos tirar desta crise.

Somente a consciência de que estamos em pecado, o pedido de perdão e de misericórdia divina, podem nos livrar desta crise, assim como nos diz o texto:

11b- vê SENHOR, e contempla, pois me tornei desprezível.

O texto está afirmando que não há nada que se possa fazer, se não nos convencermos do erro e esperar pelo socorro divino. 

CONCLUSÃO
Somente convertendo nossas práticas e suplicando a intervenção de Deus poderemos encontrar saída em meio à crise.
Fazendo assim, tenho certeza que Deus é fiel para cumprir com sua palavra, pois ele diz:
14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. (2Ch 7:14)
Amém.
 

  




            

Nenhum comentário:

Postar um comentário